A colonoscopia é um procedimento indicado para investigar precocemente a presença de câncer colorretal, pólipos e doenças inflamatórias intestinais – como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Também ajuda a entender a causa de diarreias crônicas, anemia sem causa aparente e sangramentos detectados previamente pelo teste de sangue oculto nas fezes.
Como é feita a colonoscopia?
O procedimento é feito introduzindo o colonoscópio no ânus, sendo este um aparelho que captura imagens em tempo real do intestino grosso e de parte da porção final do intestino delgado. Durante o exame, também é possível retirar pólipos e extrair amostras da mucosa intestinal para a realização de biópsias.
O exame é indolor e dura em torno de 20 a 40 minutos. O paciente é deitado confortavelmente de lado e é sedado por um anestesiologista e, por conta da anestesia, é necessário que o paciente esteja acompanhado de um adulto.
Quem pode fazer colonoscopia?
A colonoscopia é indicada para todas as pessoas com mais de 50 anos. Pacientes com histórico de doenças intestinais na família ou que já sofreram com adenomas precisam realizar o exame a partir dos 40 anos.
Em alguns casos, o procedimento possui contraindicações. Como por exemplo, pacientes com diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal, entre outras. Além disso, pacientes que acabaram de sofrer um infarto, gestantes no terceiro semestre e quem toma anticoagulantes não devem realizar a colonoscopia.
Como se preparar para a colonoscopia?
É necessário realizar uma dieta leve – evitando alimentos gordurosos e proteínas animais, por exemplo – e tomar remédios com efeito laxante nas 48h que antecedem a colonoscopia.