A enteroscopia pela cápsula é um procedimento que possibilita a visualização das porções do intestino e do cólon que a endoscopia digestiva alta e colonoscopia não conseguem estudar. Consiste na ingestão de uma cápsula um pouco maior que um comprimido de vitaminas, que conta com uma câmera acoplada e sensores de leds.
Como é feita a enteroscopia pela cápsula?
Antes de ingerir essa cápsula, o paciente coloca um cinto com um gravador acoplado, que irá registrar cerca de 120 mil imagens durante todo o exame. As imagens captadas são transferidas para a avaliação posterior do coloproctologista. O exame é indolor, assim como a eliminação da cápsula – que é naturalmente eliminada pelo organismo através da evacuação e pode ser descartada.
Quem pode fazer a enteroscopia pela cápsula?
A enteroscopia é indicada para pacientes com quadro de anemia crônica, doenças inflamatórias do intestino delgado (como a Doença de Crohn), rastreamento e prevenção de pólipos e tumores do intestino. Não é possível saber se a cápsula é capaz de alterar o funcionamento de marcapassos e desfibriladores cardíacos, de modo que o seu uso não é recomendado nesses casos.
Quais são os cuidados durante e após a enteroscopia pela cápsula?
O paciente precisa ficar com o cinturão até o término do exame – aproximadamente 8h. Além disso, até que a cápsula seja eliminada, o paciente não poderá realizar exame de ressonância magnética.