A manometria anorretal é um procedimento que possibilita a medição da pressão dos músculos do ânus. Serve para avaliar se essa pressão está fraca (nos casos de incontinência e escape de fezes) ou se está muito alta (no caso de algumas fissuras anais).
A partir da manometria anorretal, é possível que o médico se programe cirurgicamente, além de avaliar se há uma coordenação adequada dos músculos no momento da evacuação, para contribuir com o processo de saída das fezes.
Como é feita a manometria anorretal?
O procedimento é realizado introduzindo uma sonda bem fininha (com aproximadamente 5-6 cm) que tem canais de saída de água. As pressões dos músculos do ânus são avaliadas conforme a pressão com que a água consegue sair.
De modo geral, é um exame rápido – em torno de 20 minutos.
Quem pode fazer manometria anorretal?
O exame pode ser feito em pacientes de qualquer idade, desde que ele esteja consciente. Dessa forma, é um exame que não precisa de sedação alguma. Pelo contrário, o paciente precisa estar acordado para ser colaborativo com o exame.
Como se preparar para a manometria anorretal?
De modo geral, não é necessário fazer preparo para o procedimento. No entanto, o ideal é que o paciente tenha evacuado para fazer o exame, considerando que será necessário introduzir uma sonda e corre-se o risco de evacuar.